Pular para o conteúdo

Como a energia solar pode te ajudar a reduzir os custos com a conta de luz?

Você sabe o que é a energia solar, como ela pode te ajudar a reduzir os custos com a conta de luz e contribuir para um uso mais consciente dos recursos naturais? Confira este artigo para entender a importância desse sistema para você e para o planeta.

O que é energia solar?

A energia solar fotovoltaica é uma fonte alternativa, renovável, limpa e sustentável  de produção de energia elétrica a partir do calor e da luz emitidos pelo Sol. Esse sistema capta a luz solar através dos painéis solares e transforma a radiação em corrente elétrica para a utilização em um determinado local. Dessa forma é possível haver uma redução na conta de luz, evitando desperdício e ajudando o meio ambiente.

Como funciona?

O sistema fotovoltaico é constituído por painéis, módulos e equipamentos elétricos. A conversão da radiação solar em energia elétrica é realizada pelas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor. Ao incidir sobre as células, a luz solar provoca a movimentação dos elétrons do material semicondutor, transportando-os pelo material até serem captados por um campo elétrico, formando a eletricidade.

Para garantir que o sistema tenha uma melhor eficiência na conversão de radiação, é de extrema importância que seja realizado um estudo de viabilidade e uma análise de oferta e demanda de eletricidade, isso porque as vantagens desse sistema depende de uma série de fatores, como a taxa de incidência de luz solar no local e a área disponível para implantação dos painéis solares. 

Ainda é importante ressaltar que existem 2 formas de funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaico: on-grid (sistema conectado à rede pública de distribuição de energia, em que é possível adquirir créditos pela energia excedente) e off-grid (sistema isolado à rede, funciona por baterias que armazenam eletricidade e é normalmente instalado em locais remotos).

Quais são as vantagens?

A principal vantagem da energia solar é o custo benefício, pois mesmo que o investimento inicial seja alto, o sistema possui uma vida útil grande e não é necessário fazer manutenções frequentemente, assim, a longo prazo há uma economia notória dos custos com a conta de luz. E ainda se você gerar mais energia do que consumir, pelo sistema on-grid, o excedente pode ser transformado em créditos de energia, que podem ser utilizados em dias muito nublados ou durante a noite.

Além disso, o sistema de energia solar fotovoltaica auxilia a contribuir para um uso mais consciente dos recursos naturais, visto que diferentemente dos combustíveis fósseis que precisam ser “queimados” para gerar energia, o processo de produção de energia solar não lança nenhum tipo de substância poluente na atmosfera. Desse modo é possível adequar o local às noções de sustentabilidade e ao marketing verde.

Ficou interessado em produzir a sua própria energia de forma sustentável e eficiente? Entre em contato conosco para receber um diagnóstico gratuito.

Por Gabriele Araujo, ex-assessora de Marketing e Comercial da Âmbar Consultoria Ambiental Júnior.

Revisado por Anna Fátima, assessora de Marketing e Comercial da Âmbar Consultoria Ambiental Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos Online!