No dia 22 de março de 1992 foi instituído pela Organização das Nações Unidas(ONU) o Dia Mundial da Água, visando a conscientização da população a respeito deste importante bem natural, que é vital tanto para atividades cotidianas quanto para o desenvolvimento econômico de um país. Mas como anda a nossa relação com esse bem indispensável a nossas vidas?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente três em cada dez pessoas (2,1 bilhões) não têm acesso a água potável e disponível em casa. Segundo a CETESB (2018), a escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social, da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais e da má distribuição desse recurso, gerando diversos conflitos pelo seu usofruto.
Até 2050, a população deve aumentar para 9 bilhões de pessoas, aumentando o consumo de água em 30%. A questão que fica é: de onde será retirada tanta água?
No Dia Mundial da Água, que tal pensarmos em como economizar esse bem precioso?
A reutilização da água é uma excelente alternativa, pois algumas atividades não exigem o uso dela tratada, como lavar as calçadas ou o carro, podendo ser utilizada nessas tarefas a água que sobra da lavagem da roupa.
Uma outra opção de reutilização que traz grande impacto é a captação e aproveitamento da água de chuva, a partir da implementação de um sistema que possibilite uso dessa água que normalmente seria descartada, diminuindo assim seus gastos na realização de tarefas diárias. É um serviço que se encontra na nossa carta de serviços, que pode reduzir em volta de 50% da conta de água do seu condomínio ou empreendimento.
Quer saber mais sobre? Entre em contato!