
O Condomínio Edifício Ubirajara localiza-se em Botafogo, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Na primeira visita de diagnóstico ao local, os clientes nos transmitiram seu incômodo provocado pela elevada conta de água do condomínio, decorrente da limpeza e rega dos ambientes da área externa, além da lavagem de dezenas de carros mensalmente.
- Gerente do Projeto: Ana Carolina Resende
- Assessora do Projeto: Julia Melo
- Equipe do Projeto: Dora Melo e Léo Machado
Resultados
Estudo Orçamentário
Realizado para se ter um valor estimado do investimento necessário para o impleto do projeto de CAAC do Ubirajara.
Escolhas
Consistia em um reservatório de 5m³, o qual garantiria o abastecimento de 96% da demanda anual do nosso cliente.
Economia do Cliente
Abrir mão dos 4% de abastecimento, resultou na escolha de um reservatório menor e menos custoso, além de garantir uma redução de uso da área da garagem onde este ficaria abrigado.
O Condomínio Sorocaba 35 é localizado em Botafogo, na Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro. Os condôminos apresentavam a demanda de reduzir os custos da conta de água da CEDAE, sendo a captação de água da chuva uma potencial solução atendendo usos não nobres, como por exemplo, para máquinas de lavar e bacias sanitárias.
- Equipe 1
- Gerente do Projeto: Nicolas Brito
- Equipe do Projeto: Daniela Licurgo e Iann Monteiro
- Equipe 2
- Gerente do Projeto: Julia Melo
- Assessor do Projeto: Álvaro Emanuel
- Equipe do Projeto: Wellington Abreu, Rodrigo Hoerner, Beatriz Malvar e Pedro Mendes
Resultados
Qualidade da Água
Foi subtraído 10% do valor do potencial de captação de água anual em função do descarte inicial do recurso pela quantidade de poluentes.
Escolhas
Utilizar a água para as máquinas de lavar representa um menor desperdício e maior custo benefício.
Estrutura sem danos
Cálculos foram realizados para se certificar que a estrutura existente comportaria o peso adicional do reservatório.


O Solar Bezerra de Menezes é uma Casa de Assistência Social à Criança e Apoio ao Grupo Familiar sem fins lucrativos. Localizado no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Município do Rio de Janeiro, desde 1920 atua na proteção integral, garantia de direitos sociais e no desenvolvimento potencial do ser humano.
O cliente, Sr. Ilcio Bianchi, demonstrou a vontade de minimizar os custos de manutenção do empreendimento de forma sustentável, como pela captação e aproveitamento da água da chuva.
- Gerente do Projeto: Gabriel Puentes
- Assessor do Projeto: Bruno Magno
- Equipe do Projeto: Dora Melo e Léo Machado
- Orientador do Projeto: Jorge Henrique Prodanoff
Resultados
Responsabilidade Socioambiental
O projeto de CAAC do Solar é uma das ações que reafirma o compromisso socioambiental da instituição e seu valor de impactar positivamente o meio ambiente.
Usos Múltiplos
Instalação de um sistema para fins de descarga em bacias sanitárias e lavagem do pátio.
Escolhas e Economia
Dimensionamento do custo de demanda para 30 crianças e profissionais adultos, resultado em um área menor do telhado a ser utilizada e um reservatório que supre 100% da demanda anual.
“O Santa Horta surgiu no ano de 2016 por meio da parceria da Enactus UFRJ com o projeto Colhendo o Futuro gerido por alguns moradores da comunidade Santa Marta, em Botafogo.” A Enactus UFRJ possuía algumas dificuldades para o desenvolvimento do projeto, entre elas: a dificuldade de acesso à água para regar as plantas devido a falta de manutenção da tubulação e o excesso de água da chuva que inundava e assolava a plantação.
- Gerente do Projeto: Gabriel Lyrio
- Assessor do Projeto: Bernardo Souza
- Equipe do Projeto: Dora Melo e Pedro Guedes
- Orientador do Projeto: Jorge Henrique Prodanoff
Resultados
Fortalecimento Socioambiental
O projeto de CAAC do Santa Horta foi uma iniciativa voluntária entre a Âmbar e a Enactus UFRJ, fortalecendo assim o desenvolvimento sustentável e o impacto positivo o meio ambiente.
Uso da cobertura
Utlização efetiva da vasta área de cobertura de aproximadamente 170m² do telhado da instituição, aumentando a captação e aproveitamento da água.
Eficiência Máxima
Abastecimento de 100% da demanda mensal de aproximadamente 5m³ e avaliação das estruturas do projeto necessárias para o atendimento da demanda de irrigação da horta.
