Pular para o conteúdo

5 Vantagens de Realizar a Compostagem

Suas plantinhas já não estão tão bonitas como antes ou acha que seu lixo orgânico poderia estar sendo melhor aproveitado? A compostagem pode ser a solução que você procura! Ela é uma técnica de reciclagem que utiliza microorganismos, como fungos e bactérias, para transformar a sua matéria orgânica que iria para o lixo em adubo. Dessa forma, pode ser usado em plantações para que os nutrientes dos resíduos orgânicos sejam reutilizados na geração de novos alimentos.

Nesse artigo, você vai poder conhecer as principais vantagens da técnica.

Quais são as suas vantagens?

  • Reduz o uso de produtos químicos

O adubo gerado na compostagem enriquece o solo e promove o crescimento saudável da plantação, fazendo com que seja mais resistente a doenças, pragas e fungos. Os micro-organismos presentes ajudam no combate contra pragas e doenças nocivas, reduzindo a necessidade de usar produtos químicos tóxicos que atuam como pesticidas.

  • Melhora o odor do seu lixo

Com a prática dessa técnica, os restos de comida que ficavam no lixo doméstico passarão a ser utilizados na produção de adubo, fazendo com que ele tenha um cheiro menos forte. 

“Mas a compostagem não vai produzir um mau odor também?”

Não! A compostagem não produz mau odor, já que a matéria orgânica se decompõe a partir de água e oxigênio da mesma forma que ocorre na natureza. A caixa de compostagem gerida de forma correta tem, na realidade, um cheiro levemente doce. 

  • É um benefício para a sua saúde

De acordo com um estudo publicado na revista científica Neuroscience, uma bactéria presente no húmus é responsável por ativar as células do sistema imunológico humano liberando substâncias químicas chamadas citocinas que agem em receptores nos nervos sensoriais para aumentar sua atividade. O contato com essa bactéria pode diminuir náuseas, dores, aliviar alergias de pele e funcionar como um antidepressivo para os seres humanos.

  • Preserva o meio ambiente

Os resíduos sólidos urbanos depositados em aterro possuem excesso de restos de alimentos que representam 50% dos descartes municipais em aterro.

A compostagem reduz essa quantidade de resíduos orgânicos (restos de alimentos) direcionados aos aterros, diminuindo a emissão de gás metano  – que colabora para o efeito estufa e contamina solos e lençóis freáticos – produzido durante a decomposição desse lixo orgânico.

  • Aumenta a vida útil dos aterros sanitários

O tempo de vida útil de um aterro sanitário gira em torno de 10 a 15 anos. No entanto, o descarte de resíduos orgânicos nele colabora para que essa vida útil seja menor. 

Esse tipo de material deve ser encaminhado, na verdade, para a compostagem, permitindo que os aterros tenham mais espaço para os materiais que devem ser encaminhados até eles e também maior vida útil. 

Ficou interessado em ter uma logística mais sustentável a partir da compostagem? Entre em contato conosco para receber um diagnóstico gratuito!

Escritora: Anna Fátima, assessora de Marketing e Comercial e graduanda em engenharia ambiental.

Revisor: Matheus Joel, assessor de Marketing e Comercial e graduando em engenharia ambiental. 

Fontes:

Compostagem – Portal Embrapa.

Is Dirt the New Prozac? | Discover Magazine

O que é compostagem e como fazê-la em casa.

O que é compostagem e como fazer? – eCycle

Compostagem é alternativa sustentável para tratar resíduos orgânicos – Jornal de Brasília

O Que é Compostagem? – Casológica – Sustentabilidade

10 Benefícios em fazer Compostagem Doméstica

Compostagem: conheça os benefícios para o equilíbrio da natureza.

Evento debate compostagem como alternativa aos aterros sanitários – Fapesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *